Jornal Correio Braziliense

Cidades

Turismo cívico atrai milhares à capital durante semana santa

Site de venda de viagens coloca a cidade como a quinta mais procurada neste feriado

Os nordestinos Gibran Salomão e Larissa Oliveira posam em frente à Catedral: elogios 
ao planejamento urbanístico
Enquanto milhares de moradores do Distrito Federal aproveitam o feriado prolongado da semana santa em outras cidades do Brasil e do exterior, surge um movimento inverso de turistas. Esses procuram a capital da República para conhecer os monumentos, os edifícios onde ocorrem as decisões políticas e as atrações culturais. Um portal de vendas de passagens aéreas e de reservas de hospedagem pela internet coloca Brasília como o quinto destino mais procurado nesta data.

Os namorados Gibran Salomão, 25 anos, e Larissa Oliveira, 21, representam muito bem esse público. Eles moram em cidades diferentes, no Nordeste do país, mas se uniram neste feriado em uma viagem ao Planalto Central. Como muitos outros que chegam a Brasília nesse período, optaram por hospedar-se em casa de parentes. A estudante Larrisa esteve no DF em outras ocasiões, para visitar os familiares. Já Gibran passeia pela primeira vez na capital.

Graduado em administração de empresas, o rapaz destaca a organização do espaço. ;É muito bonita, muito arborizada a cidade. Estou saindo hoje (ontem) pela primeira vez, estou gostando muito;, afirmou. Ele e a namorada estavam na Catedral de Brasília quando foram abordados pela equipe do Correio. Primo de Larissa, Carlos Melo, 36 anos, fazia as vezes de guia turístico. ;Ainda vamos passar no Memorial JK e no Congresso Nacional. Não dá para deixar esses lugares de fora;, observou Larissa. Embora de origem católica, o grupo não planejava fazer programações religiosas, como assistir à encenação da via-sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina.

Mais visitados
Confira os destinos nacionais mais procurados
na semana santa, segundo o site de viagens Mundi

São Paulo 15,42%
Rio de Janeiro 14,54%
Salvador 7,35%
Recife 4,43%
Brasília 4,05%