Jornal Correio Braziliense

Cidades

GDF é pioneiro na campanha de imunização de estudantes contra o vírus HPV

A expectaviva do governo é vacinar 64 mil estudantes até o final de 2013

A partir desta sexta-feira (8/3), o Governo do Distrito Federal passa a vacinar meninas de 11 a 13 anos contra o vírus HPV. O DF é a primeira unidade da federação a oferecer o serviço na rede de saúde pública.

Hoje, a vacina estará disponível apenas para as 364 meninas do Centro de Ensino Fundamental I da Estrutural, onde a ação foi iniciada. No entanto, a partir de 1; de abril, a vacinação será realizada em todas as escolas públicas do DF. A meta é imunizar 64 mil estudantes. A doença é a principal causadora do câncer no colo do útero: cerca de 90 mulheres morrem todos os anos vítimas desse câncer.



As meninas devem ser vacinadas três vezes, com intervalo de 60 e 80 dias após a primeira dose. A primeira aplicação está prevista para ocorrer de 1; a 26/4; a segunda entre 3 e 28/6; e a terceira entre 30/9 e 1;/11.

O custo de cada dose é de R$ 73 e a partir de 2014, a vacina será exclusiva para as meninas de 11 anos. A imunização protege quatro tipos da HPV: 6,11 e 18. Para o governador Agnelo Queiroz, o investimento tratá retorno. "O custo da campanha é aparentemente elevado, mas salvar vidas com essa ação compensa qualquer gasto", ressaltou.