Jornal Correio Braziliense

Cidades

Brasília celebra dia dedicado às mulheres com programação variada

Shows, palestras, cursos e uma audiência pública fazem parte das atividades previstas na capital federal para celebrar a data

Brasília está tomada de programações voltada às mulheres, algumas têm fins recreativos e de bem-estar, enquanto outras tentam resgatar a essência da criação da data, quando falava-se em melhores condições de vida e de trabalho para o público feminino. De shows, palestras, cursos à uma audiência pública. Motivo é o que não falta para lembrar a ocasião.

O chefe do Executivo local, Agnelo Queiroz, e a primeira dama, Ilza Queiroz, estarão no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) durante uma maratona de atividades em homenagem a elas. A partir das 9h, o estacionamento da Feira dos Importados abrigará exposições, feira de artesanato, oficinas, tratamento de beleza, curso de auto-maquiagem, teatro, coffee break , premiações e atrações musicais. Durante o evento, o governador fará a inauguração de 21 postes de iluminação instalados no local - pleito de comerciantes da região há 15 anos. Também serão apresentados à comunidade da região administrativa dois novos pontos de taxi: um em frente à Feira e outro em frente ao Hotel Brasília. A festa gratuita inclui as apresentações dos grupos Os Marotos, Mattos e Mateus e da Banda Imagem.
Shoppings da cidade também promovem atividades no Dia Internacional da Mulher. Na Praça Central do Pátio Brasil, o presente ficará por conta do bandolinista e violonista Hamilton de Holanda. Ele faz show especial em homenagem à data. No Liberty Mall, por sua vez, 8 de março é o último dia para a mulherada participar de evento que ocorre desde o dia 4 deste mês. Na ocasião, serão oferecidos serviços de higienização de pele, massagem, dadas dicas para aplicação de maquiagem e realizados testes para definir a personalidade das participantes a partir da marca do batom. Haverá também uma exposição de flores de tecido realizada pela Associação dos Artesãos do Sudoeste (Assoartes). As atividades acontecem das 12h às 18h, na Praça da Fonte do shopping. Ambas as programações são gratuitas.

Ontem, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) antecipou as comemorações durante um evento no pátio da instituição. O público feminino pode assistir a dança flamenca e cigana, além participar de uma campanha para arrecadação de roupas, brinquedos, produtos de higiene e de beleza a serem encaminhados para a Casa Abrigo do DF. O Zahra Studio, voltado à dança do ventre, também apostou nas expressões corporais para celebrar a ocasião. De hoje até o próximo dia 10 de março a programação para a mulherada é extensa. No primeiro dia, a partir das 20h, haverá um show de dança do ventre e um aulão gratuito para as participantes. No sábado, elas começam cedo. Às 8h, tem café da manhã seguido de um curso com dicas para preparação da pele antes da maquiagem, além de uma oficina de automaquiagem. No domingo, último dia de evento, das 8h às 18h haverá sessões de massagem, estúdio fotográfico, alongamento de unhas e muito mais. Para encerrar a maratona, as mulheres participam de um aulão gratuito de véu com Amura Zahra.

Bem estar


Os olhares também estarão voltados à saúde no Dia Internacional da Mulher. A partir das 15h, será lançado um folder informativo sobre reconstrução mamária no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A iniciativa faz parte de um plano de ação da Recomeçar - Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília e tem objetivo de informar as mulheres sobre a possibilidades da intervenção. A ideia é amenizar o medo da mutilação e o sofrimento causado pela perda da mama. Ao entregar o folder, será realizado um cadastramento. Também serão realizadas palestras a partir das 16h e, em seguida, servido um coquetel e feito sorteios.

No Metrô-DF, postos de orientação médica, odontológica e nutricional também estarão a serviço do público feminino nas estações do complexo. Além disso, elas poderão fazer massagens estéticas, assistir a apresentações musicais, a exposições de artes plásticas, a oficinas e a debates sobre temas do universo feminino.

O Centro de Referência em Direitos Humanos, ligado Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, promove, uma tarde de beleza. O evento ocorrerá na sede da União Planetária no Lago Norte, a partir das 14h. Ele será aberto com uma roda de conversa sobre mulheres, direitos e sentimentos. Logo após, será servido um lanche e oferecidos serviços de maquiagem, além de corte de cabelo. Toda a programação é gratuita.

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a ideia é aprofundar o debate sobre o universo que envolve a mulher. Às 19h, no Plenário da Casa, uma audiência vai trazer a tona as demandas e expectativas do segmento. O intuito é avaliar as políticas públicas que vêm sendo executadas pelo governo distrital e dar visibilidade às iniciativas da sociedade civil que promovem a equidade de gênero no Distrito Federal. Há atividades programadas desde às 8h até as 20h.

No Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a a cantora brasiliense Ellen Oléria e a socióloga da Universidade de Brasília (UnB) Tânia Mara Almeida, debaterão temas como vulnerabilidades sociais sofridas pelas mulheres,as lutas pela afirmação dos direitos das mulheres e questões de gênero. Durante o evento, que será realizado, às 17h, no mezanino da 2; etapa do edifício-Sede do MPDFT, Ellen cantará algumas músicas que ilustram a discussão e os assuntos abordados. O evento é gratúito, mas é necessária realizar inscrição. Elas devem ser feitas pelos telefones 3343-9625 ou 3343-9840, das 13h às 19h. As vagas são limitadas.

Confira a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]