Jornal Correio Braziliense

Cidades

Passageiros ainda enfrentam atrasos após queda de energia no aeroporto

As companhias ficaram proibidas de decolar por quase três horas no início da manhã

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ficou fechado para decolagens por quase três horas na manhã deste sábado (2/3), devido à falta de energia. Além disso, passageiros não puderam desembarcar por falta de vagas no estacionamento da pista de aterrissagem. Alguns chegaram a passar uma hora e meia dentro do avião na espera da autorização para descer da aeronave.

A energia foi restabelecida às 8h45. O problema não afetou o sistema operacional de decolagens e aterrissagens, apenas o terminal de passageiros. Funcionários das companhias aéreas realizaram os check-ins manualmente. Até as 15h, dos 102 voos com saída de Brasília, 70 (68,6%) tinham sofrido atrasos e cinco (4,9%) estavam cancelados. A interrupção do serviço, formou filas gigantescas na área de embarque entre as 7h e as 10h30.

A luz acabou por volta das 6h e o motivo seria a chuva que caiu no início do dia. Será investigado se uma árvore que caiu em um transmissor de energia da CEB no Lago Sul tem ligação com a pane. Segundo o consórcio privado Inframerica, responsável pela gestão do terminal, uma série de oscilações na linha de transmissão de energia que abastece o local gerou uma falha na rede elétrica.



Com informações de Rosana Hessel e Amanda Maia