Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fiscalização quer observar a situação de 138 rios do Distrito Federal

Ao todo, 138 rios serão fiscalizados a partir da próxima segunda-feira

A partir de segunda-feira (25/2), fiscais da Superintendência de Recursos Híbridos da Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) começam a fiscalizar 40 pontos de controle dos corpos hídricos de cada micro bacia do DF que o Plano de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos (PGIRH) considera áreas de alerta. Ao todo, serão 138 rios fiscalizados.

O objetivo da ação é de colher informações sobre a quantidade e qualidade das águas dos pontos selecionados a fim de diagnosticar a situação dos rios do DF em épocas de chuvas, checando se há ou não a presença de devastação da vegetação nativa, ocupações irregulares e assoreamento dos rios.



O trabalho está previsto para ficar pronto em junho. No segundo semestre, será feito novo diagnóstico para ver o comportamento dos rios durante a seca, quando os parâmetros mudam com relação ao período chuvoso.

Atualmente, a qualidade das águas dos rios do DF está classificada como ;média; e boa;. As bacias que apresentam pior qualidade são as do Ribeirinho Sobradinho, Rio Melchior, Ribeirão Ponte Alta e o córrego da Papuda.