[VIDEO1]
Segundo o Centro de Atendimento e Despacho do Corpo de Bombeiros (Ciade), o primeiro chamado foi registrado às 17h14 desta terça-feira (19/2). Treze viaturas dos bombeiros foram encaminhada para conter o princípio de incêndio. Os funcionários tiveram de deixar as instalações do prédio. Ainda segundo o Ciade, as chamas ficaram concentradas no 3; e 4; andar, mas a fumaça tóxica se espalhou pelos dutos de ventilação e também pelas escadas. A Defesa Civil interrompeu de avaliação da estrutura do prédio no início da noite. Os trabalhos devem ser retomados nesta quarta-feira (20/2).
Uma pessoa teria passado mal e outra chegou a cair da escada durante o esvaziamento do prédio. "A suspeita é de que o incêndio teria começado em gerador de energia da Companhia Energética de Brasília (CEB), no segundo subsolo", informa o Coronel Mauro Sérgio de Oliveira, do Corpo de Bombeiros. A CEB confirmou, via assessoria de imprensa que a causa do princípio de incêndio foi falha na subestação de energia. A companhia ainda investiga o que teria ocasionado o problema.
Falhas ao longo do dia
Um servidor - que não quis se identificar - informou que a energia do prédio chegou a cair por cinco vezes durante o dia, os trabalhos não foram interrompidos, mesmo com as falhas elétricas.
Ainda de acordo com as testemunhas, o estacionamento do Ministério do Turismo teve de ser desocupado devido ao incêndio. Um e-mail foi enviado para cada servidor com a seguinte mensagem: A Coordenação de Recursos Logísticos solicita que os servidores e demais funcionários do MTur na Esplanada dos Ministérios retirem o carro do estacionamento, devido ao foco de incêndio no Ministério das Comunicações/Transporte.
Esclarecimentos da CEB
Em nota divulgada à noite, a CEB esclareceu que às 17h41, desligaram-se os três circuitos que alimentam a Esplanada dos Ministérios, lado Norte, deixando dez ministérios sem energia. A companhia reiterou que o motivo foi o princípio de incêndio danificou chaves, cabos e um transformador.
As equipes da CEB começaram a trabalhar e às 20h06, a energia começou a ser restabelecida em todos os ministérios, exceto no prédio dos Ministérios das Comunicações/Transportes cuja energia será restabelecida ainda nesta noite por meio de dois geradores providenciados pela CEB. Não houve feridos ou danos ao edifício e a CEB apura as causas do incidente.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO2]