Jornal Correio Braziliense

Cidades

Inadimplência no Distrito Federal aumenta significativamente, diz CDL

O CDL-DF considera o aumento expressivo se comparado à última pesquisa realizada em novembro de 2012, quando foi registrado 4,4%

Segundo levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), o índice de inadimplência no Distrito Federal atingiu, em janeiro de 2013, a marca de 5,1%.



A CDL-DF considera o aumento significativo se comparado à última pesquisa realizada pela entidade, em novembro de 2012, quando foi registrado 4,4%.

De acordo com o presidente da CDL-DF, Álvaro Silveira Júnior, o aumento de 0,7% na inadimplência está relacionado ao alto nível de inflação que atingiu Brasília em janeiro: 1,27%.

;Os consumidores não estavam preparados para esse aumento e a conta encareceu em diversos setores. A inflação atingiu o bolso do brasiliense. Tudo encareceu e a consequência disso ficou clara com a inadimplência. Brasília foi uma das três capitais a registrar o maior índice de inflação; afirma.

Álvaro Júnior destaca ainda que os brasilienses estão em busca de quitar suas dívidas, optando pelas prioridades. ;Com o início do ano letivo, os pais estão renovando matrículas, uniformes, livros e acabam deixando as outras contas para depois. Mas, isso tende a estabilizar;.

A expectativa é de melhora com a aproximação do Dia das Mães. ;Essa é a melhor data para o comércio e a regularização dos cadastros é de suma importância para a concessão de créditos. Certamente, teremos uma queda na inadimplência nos próximos meses;, adianta o presidente da CDL-DF.

A CDL-DF também calculou que 149.697 mil pessoas tiveram o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em janeiro. Enquanto que 142.411 mil pessoas foram excluídas do cadastro, tendo as situações financeiras regularizadas. Houve ainda 359.481 mil consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito neste mesmo periodo.