A eletricidade que abastece toda a região vem da Estação Brasília Norte da CEB, que fica no Setor de Oficinas Norte (SOF Norte). A transmissão é feita por meio de cabos aéreos até a Ponte do Bragueto, onde começa o sistema subterrâneo. Os cabos subterrâneos vão até a um estação de redistribuição.
No escuro durante quatro horas, comerciantes e moradores do Lago Norte não tiveram outra opção a não ser cruzar os braços e torcer para energia voltar. Além de não poder vender nada, o frentista Evandeilson Silva Rodrigues dos Santos, 28 anos, temia que criminosos aproveitassem a escuridão para agir.
;Sem eletricidade, nada funciona, nem as câmeras de segurança. Se algum assaltante chegar aqui, não vamos ver ele se aproximando e nada vai ficar registrado;, conta.
Colega de trabalho de Evandeilson, Dyhoney Márcio Costa e Reis, 31 anos, já fez as contas do prejuízo. ;Geralmente vendemos cerca de 3 mil litros de gasolina. Já estamos parados há mais de três horas. É muito dinheiro que deixa de entrar no caixa;, afirma.
No escuro e sem gasolina, a vendedora Aline Soares, 23 anos, teve que pedir ajuda para a família para conseguir chegar em casa. ;Deixei para abastecer quando saísse do trabalho, não imaginava que a energia iria acabar e o tanque está vazio não dá para ir lugar algum;, conta. Aline pediu socorro para o pai que, de moto, foi a um posto no Paranoá e levou gasolina para a filha. ;Não espero passar por outro sufoco assim tão cedo, fiquei sozinha no carro com tudo escuro em volta;, conta.