Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aulas começam no dia 14 de fevereiro na rede pública de ensino do DF

São esperados para o primeiro dia de aula cerca de 500 mil alunos; ano letivo terá 200 dias de aula

As aulas na rede pública de ensino começam no dia 14 de fevereiro, após o recesso de carnaval. São esperados cerca de 500 mil estudantes. O ano letivo terá 200 dias de aulas, 13 feriados, recesso escolar em julho e término previsto para 19 de dezembro.



Os estudates terão novidades a partir do primeiro semestre de 2013. A nova política extingue o estudo seriado até o 5; ano. Nesta fase, o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), que ia até a 3; série desde 2005, vai ser ampliado para os dois anos subsequentes. Os estudantes só estão passíveis de reprovação no 3; e no 5; anos.

Para o ensino médio, o aprendizado passa a ser organizado por semestres. Embora a possibilidade de retenção seja mantida, as aulas serão divididas por áreas de conhecimento: nos primeiros seis meses do ano, o aluno aprende exatas e, nos outros seis, humanas, por exemplo.

Neste ano, mais de 34,5 mil novos alunos ingressarão nas unidades educacionais da rede pública de ensino, dos quais 12,8 mil são da Educação Infantil, 14,5 mil do Ensino Fundamental, 2,3 mil do Ensino Médio, 3,5 mil da Educação de Jovens e Adultos e 1,4 da primeira chamada para os Centros Interescolares de Línguas.