Um estacionamento subterrâneo com quatro andares, cerca de 10 mil vagas e 34 mil m; na Esplanada dos Ministérios. É esse o projeto que o governador Agnelo Queiroz apresentou nesta quinta-feira (31/1) para o presidente do Senado Federal, José Sarney.
A construção seria uma Parceria Público-Privada, e o Senado e a Câmara teriam uma cota de vagas. A princípio, serviços como barbearia, agência bancária e restaurantes que funcionam no Congresso Nacional também iriam para esse novo espaço. A obra seria uma possível solução para o problema de falta de vagas que afeta, principalmente, a área central de Brasília.
A expectativa é de que o edital seja publicado em três semanas. Os custos estariam avaliados em R$ 800 milhões. O estudo de modelagem foi realizado pela Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD). O pré-projeto está em fase final e analisa aspectos arquitetônicos, jurídicos, financeiros e econômicos da parceria.
Por ser uma obra subterrânea, o Governo do Distrito Federal acredita que o tráfego não será interrompido e as vias não serão fechadas para a obra. A expectativa é de que até o final do ano a empresa seja contratada. As obras devem durar dure dois anos.
Com informações de Arthur Paganini