Jornal Correio Braziliense

Cidades

Secretaria de Saúde faz ação no Lago Norte para combater mosquito da dengue

Em Taguatinga, mutirão contra a enfermidade prossegue até o fim do período de chuvas

Os agentes de Vigilância Ambiental da secretaria visitaram cerca de 1,5 mil residências no Lago Norte na tarde deste sábado (26/1) para inspecionar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além disso, orientaram os moradores e prestaram esclarecimentos sobre a enfermidade.

Na região administrativa, as atividades foram realizadas nas QIs e QLs 5, 6, 7 e 8, das 9h às 16h. As ações de prevenção são realizadas, principalmente, de setembro a maio, período em que há maior proliferação do Aedes aegypti.

Taguatinga
Já em Taguatinga, o Núcleo de Vigilância Ambiental da cidade desenvolverá, até o fim do período de chuvas, a prevenção em todas as áreas de risco de dengue na cidade. Os agentes vão aplicar inseticidas e larvicidas em locais que possam conter focos de transmissão da doença. Levantamento feito pelo órgão em Taguatinga, em janeiro deste ano, apontou a existência de 10 focos de dengue na cidade. São consideradas regiões de risco as quadras QSC 24, QSB 11, QNL 24 e 20, QNG 3, Área Especial C Norte, QNC 13, CNB 8 e QNAs 5 e 19.



Júlio César, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Taguatinga, orienta que os moradores façam vistoria, semanalmente, nas áreas interna e externa de suas residências. "É interessante fazer isso após a chuva, pois será mais fácil identificar os locais que acumulam água. O foco de dengue deve ser eliminado. Também é aconselhável lavar os recipientes onde eles estavam. É importante que todos os moradores se transformem em vigilantes ambientais", explica Júlio César.

Em 2011, segundo relatório da Secretaria de Saúde, foram confirmados 1.817 casos da doença no DF. Já no ano passado, houve o registro de 822 ocorrências.

Fique atento
Os sintomas iniciais da dengue são dor de cabeça, nos olhos e pelo corpo, febre e náuseas. Apenas o médico poderá diagnosticar a doença e medicar o paciente para alívio dos sintomas. A dengue pode se agravar para um quadro hemorrágico. Neste caso, os sintomas são manchas vermelhas na pele, sangramento no nariz e gengivas, dor intensa e contínua no abdômen.

A pessoa que apresentar sintomas de dengue deve se dirigir imediatamente ao posto de saúde. É importante lembrar que esta é uma doença que precisa de atenção médica imediata e pode causar a morte.