O ano letivo de muitas escolas particulares do Distrito Federal começa nesta segunda-feira (28/1) e o Batalhão Escolar da Polícia Militar do DF prepara uma operação para a volta às aulas. Cerca de 350 policiais e 20 viaturas vão auxiliar o patrulhamento em unidades de ensino das 912 e 612 Sul, no Plano Piloto, e no Pistão Sul, em Taguatinga.
Quando as aulas da rede pública de ensino recomeçarem, em 14 de fevereiro, a PM deve aumentar o efetivo para 550 policiais e 30 viaturas para atuar próximo às 1,1 mil unidades de ensino públicos e particulares.
A primeira fase da operação começa a partir das 7h desta segunda-feira (28/1) e vai até o dia 28 de fevereiro. A polícia ainda vai distribuir cartilhas com dicas de segurança no trânsito além de orientações sobre o comportamento de pais e alunos na entrada e na saída das escolas.
Para o comandante em exercício do Batalhão Escolar do DF, major Valtêncio Antônio de Oliveira, "o objetivo dessa operação é patrulhar os perímetros escolares, evitar retenção e prejuízos na fluidez do trânsito e garantir a segurança dos alunos nessa época".