A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai fazer, nesta quinta-feira (24/1), uma simulação de um novo equipamento usado para detectar possíveis ligações clandestinas nas redes de esgoto, como conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais. Este é o primeiro equipamento deste tipo da Companhia.
O primeiro teste será na Quadra QI 09, nos conjuntos D, X e Z, do Guará I, às 9h. De acordo com a Caesb, a ação não tem caráter punitivo, mas de prevenção e regularização.
Durante o simulado, há possibilidade de sair fumaça de ralos, calhas ou pias dos imóveis. No entanto, a Companhia afirma que o morador não precisa se preocupar, pois a fumaça não é tóxica e não oferece risco à população. O morador que detectar algum problema, poderá contatar o técnico da Caesb, que estará nas ruas no momento dos testes.
Os técnicos da Caesb ainda vão entregar um comunicado com informações sobre a inspeção na rede em todas as residências. Há possibilidade de o funcionário da Caesb precisar entrar no imóvel para a realização do teste. Neste caso, a companhia alerta para que o morador verifique se o técnico está devidamente uniformizado e peça a identificação do funcionário.
Outras regiões administrativas do Distrito Federal também serão incluídas nessa operação. A próxima simulação vai acontecer na QNM 40 conjuntos O, Q, S e T, de Taguatinga Norte, no dia 31 de janeiro.