Duas quadrilhas são investigadas sob suspeita de aplicar golpes em religiosos no Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, os grupos trabalham, principalmente, no Núcleo Bandeirante e na Asa Sul.
Os suspeitos, que costumam se passar por fiéis evangélicos e pastores, oferecem automóveis supostamente doados pela Receita Federal por cerca de 50% o valor de mercado. No golpe, os compradores chegam a pagar o valor à vista, mas não recebem o veículo.
A polícia estima que os grupos já obtiveram R$ 5 milhões de pelo menos 120 pessoas. Não está descartada a possibilidade de atuações das quadrilhas em outros estados.
De acordo com a polícia, as vítimas são da Comunidade Cristã Ministério da Fé Bíblica, que possui sede no Rio de Janeiro. No estado, há investigações sobre casos semelhantes. No Rio Grande do Sul, golpes envolvendo evangélicos e familiares desses religiosos causaram prejuízos de aproximadamente R$ 20 milhões. Além dos dois estados, Paraná e Santa Catarina também registraram queixas do tipo.