As principais pistas de acesso à região central do Distrito Federal amanheceram secas depois que a chuva resolveu dar uma trégua ao brasiliense nesta sexta-feira (18/1). No entanto, como é comum às sextas-feiras, muitas pessoas tiraram o carro da garagem para ir ao trabalho. O reflexo é o fluxo intenso de veículos em quase todas as regiões, de acordo com informações da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) e a Polícia Rodoviária Federal (CPRv).
Na descida do Colorado, apesar do excesso de veículos, não há ponto de retenção. O tráfego também é intenso na Epia, com pontos de retenção na altura de Santa Maria e do balão do Periquito.
A pista sul da Estrutural possui movimentação maior que a norte. Motoristas já encontram trânsito retido na altura do Viaduto Ayrton Senna. Congestionamento também tira a paciência dos motoristas na BR-040, com ponto de retenção no viaduto de Santa Maria. Na EPNB o trânsito começa a ficar lento no início do Núcleo Bandeirante.
Na BR-060, a movimentação de veículos começa a aumentar, mas os carros fluem sem dificuldades. Nas pistas do Lago Sul, pela Ponte JK, passam muitos carros, mas não há complicações pelo percurso rumo ao centro da capital.