Jornal Correio Braziliense

Cidades

Após movimento na web, Novacap desiste de derrubar árvore na Asa Norte

Mobilização de moradores garante preservação da árvore que se tornou patrimônio

Após a a de mais de 1,5 mil pessoas nas redes sociais, a gameleira da 704/705 Norte, na rua de acesso à via W5, será preservada. Quem garante a sobrevivência da árvore é Nilson Martorelli, presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Segundo ele, a informação - - de que a árvore seria erradica estava equivocada. ;Estamos apurando internamente para saber, administrativamente, como essa informação saiu;, assegurou o titular da autarquia.



A determinação de rever o corte total da gameleira veio do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que exigiu novos laudos e pediu o levantamento de outras soluções que preservassem a gameleira. ;A partir desse pedido, ligamos para a Caesb, e pedimos nova inspeção da rede de esgoto. Foi constatado que não havia interferência das raízes. O Detran também confirmou que a árvore não interferia no trânsito da região;, informou o presidente.

Por meio de um sistema robotizado, a Novacap constatou, no entanto, que as raízes do espécime estão obstruindo a rede de águas pluviais. ;Iremos fazer a raspagem da tubulação. Se não fizermos isso, a rede que recebe a água das chuvas pode não suportar o volume. Se isso ocorrer, certamente haverá alagamentos;, ressaltou Marcorelli.



Para evitar quedas de galhos durante o período chuvoso, a Novacap irá fazer podas e também irá monitorar com regularidade a árvore, que, por ter galhos muito grandes, oferece risco à rede elétrica. No período de chuvas, o risco de quedas aumenta. ;É nosso dever preservar a natureza, mas principalmente a segurança das pessoas que vivem e transitam por ali;, garantiu Marcorelli. O processo de podas e raspagem da tubulação deve começar na semana que vem.

Confira a nota da Novacap na íntegra
Diante das informações desencontradas sobre a poda da árvore da espécie Gameleira, localizada na entrequadra 704/705, na Asa Norte, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vem a público esclarecer:

1 - Não haverá erradicação (corte radical) da árvore;

2- Após consulta aos órgãos diretamente envolvidos e o encaminhamento de pareceres por parte da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran) ; garantindo que não há comprometimento da rede de esgoto, tampouco riscos ao trânsito na via ; a Novacap informa que fará somente o corte dos galhos que oferecem risco de queda.

3 - Como as raízes da árvore estão, comprovadamente, interferindo no sistema de drenagem pluvial, a Novacap utilizará uma tecnologia robotizada para desobstruir as galerias e manterá o monitoramento contínuo sobre o crescimento das raízes na rede subterrânea.

4 - Com esta ação, a Novacap reafirma o seu compromisso com a urbanização de Brasília, com o respeito e a valorização do meio ambiente, mas, sobretudo, reitera sua missão de zelar pelo bem-estar da população e pela preservação da vida humana.