Jornal Correio Braziliense

Cidades

Brasilienses se despedem de armação montada para homenagear Niemeyer

Na noite deste sábado (12/1), brasilienses e turistas se despediram a armação luminosa montada em frente a Torre de TV, no Eixo Monumental. Batizada de Nosso Caminho - Anotações de uma Viagem Através da Vida , a última apresentação do espetáculo de autoria do artista italiano Valerio Festi em homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer ocorreu às 20h30 e foi gratuita. A apresentação teve duração de uma hora.

Os visitantes conferiram um espetáculo de imagens refletidas nas águas da Praça das Fontes e apresentações de dança ao vivo. Músicas de diversas gerações deram ritmo ao jogo de imagens. Uma exposição de obras de arte produzidas pelo Studio Festi também fechou o último dia da homenagem ao arquiteto . As curvas e retas da capital da República serviram de inspiração para as apresentações, que relembram toda vida e obra de Niemeyer.


A professora Camila Almeida, 24, foi ao evento com Moisés Bezerra, músico de 24 anos. Ela decidiu surpreender o namorado e, segundo ele, conseguiu. ;Nunca vi nada igual, a música estava excelente e a apresentação também;, avalia. Camila ressalta que a homenagem foi marcante porque fez o público refletir sobre conceitos de igualdade e solidariedade. ;A apresentaçao despertou a minha sensibilidade e o meu olhar para o nosso lado humano;, garante ela.

As arquitetas Ana Carolina Chaves e Alessandra Costa, de 38 e 35 anos, fizeram questão de prestigiar o evento em homenagem ao patrono da arquitetura brasileira. ;O início da apresentação encheu os meus olhos de água. Isso porque eu vivi resquícios da ditadura, e lembrei da época em que eu, ainda criança, me manifestava em favor das Diretas Já! em frente a minha casa;, relembra.

Alessandra também se emocionou. ;Niemeyer admirava a beleza, e acreditava que ela deveria estar integrada ao povo, não apenas aos ricos. Ele fez a arquitetura para o povo. Isso a gente percebe com as praças amplas, que são ocupadas para manifestações culturais;, afirmou.

[SAIBAMAIS]A homenagem luminosa de Festi tem 20 metros de altura e 65 mil lâmpadas. A estrutura representa um abraço na cidade cujos traços modernos, assinados por Niemeyer, marcaram a arquitetura brasileira. A abertura do Abraço de Luz em 15 de dezembro contou com dois grandes eventos a céu aberto, em frente à Fonte Luminosa. Cada apresentação recebeu pelo menos 15 mil pessoas.

No dia 22 de dezembro, artistas brasileiros e italianos declamaram poesias com bailarinas dançando no ar, suspensas por balões ou realizando acrobacias. Bonecas humanas de 3 metros de altura, as Criolinas, encantaram a platéia, enquanto Orquestra Sinfônica de Brasília ditou o ritmo.

Valerio Festi também é autor do espertáculo Ensaio Sobre a Beleza, que abriu o Momento Itália Brasil no Rio de Janeiro, em 2010. O italiano também é responsável pelo projeto de Arquitertura de Luz no Natal em Curitiba, além de outras produções em Pernambuco. Festi também esteve à frente da iluminação de natal nas Galerias Lafayette, em Paris, e também da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, na Itália.