Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ônibus executivo do Sudoeste à Esplanada circula a partir da próxima semana

O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal ganha novo itinerário na próxima semana. A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, a partir da próxima segunda-feira (14/1), a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) começará a operar mais uma linha de ônibus complementar, a de número 0.165. O Serviço Executivo ligará o Sudoeste à Esplanada dos Ministérios e passará pelo Terminal Cruzeiro, Terraço Shopping, Palácio do Buriti e HFA.



A criação do novo itinerário, que promete mais conforto e qualidade, pretende diminuir a quantidade excessiva de veículos que circulam na parte central da cidade, além de incentivar pessoas que utilizam carro próprio a migrarem para o transporte coletivo. O Presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Koch Ribeiro, e o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, dão mais detalhes sobre os novos ônibus em coletiva marcada para a tarde desta segunda-feira (7/1).



A necessidade da nova linha pode ser demonstrada pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O levantamento revela que 54,4% dos moradores do Sudoeste e da Octogonal trabalham nas administrações públicas federal e distrital, localizadas na área central do Plano Piloto e em lugares como o Palácio do Buriti, Câmara Legislativa, Tribunal de Justiça do DF, Esplanada dos Ministérios, setores de Autarquias e Bancário Sul e Norte, entre outros.

Excutivo
A modalidade não é novidade no DF. Serviço semelhante foi inaugurado pela TCB em 1975. Em seguida, foi estendido a outras empresas e permaneceu em operação até meados da década de 1990. Recentemente, o Distrito Federal passou a contar com a linha Executiva do Aeroporto, criada para atender passageiros do terminal que precisam se deslocar para os setores hoteleiros Sul e Norte.


Operação
O serviço contará com frota de cinco micro-ônibus, com capacidade para 26 passageiros sentados. Um dos veículos ficará como reserva, conforme determinação legal. Os carros têm 9,04 metros, poltronas reclináveis de tecido, porta-bagagem interno, ar-condicionado e são acessíveis aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

A linha 0.165 - Sudoeste/Esplanada (Terminal Cruzeiro - Terraço Shopping - Buriti - HFA) - circulará entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira, com saídas a cada 15 minutos a partir do Terminal Rodoviário do Cruzeiro.

A passagem custará R$ 5. Os carros também contarão com validadores do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DFTrans para registro de cartões.