Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF registra, em novembro de 2012, a menor taxa de desemprego desde 1992

A taxa de desemprego no Distrito Federal reduziu e passou de 11,4%, em outubro, para 10,9%, em novembro. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), esta é a menor taxa de desemprego registrada, desde o início da série histórica, iniciada em 1992.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quinta-feira (20/12) mostra que a população desempregada do DF em novembro foi de 159 mil pessoas. A avaliação dos responsáveis compreende os dados como resultado da geração de postos de trabalho (14 mil) acima do crescimento da População Economicamente Ativa (6 mil).

Os bons resultados estariam, para o estudo, ligados ao crescimento do número de ocupados no setor de Serviços, na Indústria de Transformação e na Construção. No setor privado, houve aumento do assalariamento com carteira assinada (2%) e redução do assalariamento sem carteira assinada (-1,9%).

A pesquisa diz ainda que, entre outubro de 2011 e outubro de 2012, o Rendimento Médio Real dos Ocupados e Assalariados diminuiu 0,8% e 4,2%, respectivamente.