Jornal Correio Braziliense

Cidades

Corais natalinos do DF buscam trazer à tona o real significado da data

Todo fim de ano a história se repete nos dias em que antecedem o Natal. As lojas ficam cheias, os shoppings abarrotados e a missão de comprar presentes aos familiares parece ser impossível. Em meio a tal correria, alguns grupos de voluntários buscam trazer à tona o verdadeiro significado da data com um artifício inusitado: a voz.

A reportagem do Correiobraziliense.com.br acompanhou o Coral Serenata de Natal, da Universidade de Brasília (UnB), na cantata que encerra a programação de apresentações em hospitais e instituições de caridade deste ano. Durante uma tarde de domingo, os coralistas se dividiram em duas equipes, percorrendo os onze andares de internação do Hospital de Base de Brasília (HBB) para espalhar mensagens fraternas por meio de canções.




No Hospital de Base, o resultado foi unânime. Quando os coralistas se reuniam nos corredores, as portas se abriam, e pacientes se juntavam a familiares, enfermeiros e funcionários para apreciar a boa música. Por alguns momentos, os problemas dos que ali estavam internados davam espaço a sorrisos que partilhavam o breve momento de alegria.

Só neste ano, o coral passou pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e Hospital Sarah Kubitscheck, além de dezenas de asilos e outras instituições de caridade. ;Nós sempre gostamos mais das apresentações em hospitais e asilos. Na verdade, essas pessoas são as que mais precisam;, destaca Carlos Henrique Moraes Moretti, integrante e organizador do coral.



Finalizada a primeira parte do trabalho, o Serenata de Natal se prepara para a maratona de cantoria nas quadras residenciais da cidade, que começou no último sábado (15/12) na Colina, da UnB, e vai até o dia 21, com apresentações em quadras residenciais das asas Sul e Norte, Sudoeste e Octogonal.

Outro grupo que se destaca na cantoria de Natal é o Coral da Fenabb/AABB. Com dez anos de existência - completados recentemente -, o grupo sempre se prepara para a época, considerada a mais importante do ano pelos integrantes. Neste ano, eles deram ênfase especial ao trabalho social, passando por hospitais e asilos da cidade.



;Nós temos mostrado cada vez mais um viés social no trabalho. Inicialmente, nos apresentávamos somente nos blocos e agências do Banco do Brasil;, explica Thereza Cristina, coralista da AABB. Agora, a cantata de Natal marca uma data especial para o grupo. ;Com o passar dos anos, percebemos que a gratificação de cantar em hospitais era muito maior. As apresentações corporativas já eram tradicionais, mas o trabalho social é muito gratificante;, destaca.

Assim como o Serenata de Natal, o Coral da AABB também arrecada mantimentos para distribuir nas apresentações. Neste ano, eles dividiram as participações em hospitais e asilos. ;Também nos apresentamos no Hospital de Base, e foi emocionante. Apesar de todas as dificuldades, os pacientes faziam de tudo para chegar aos corredores e nos ouvir cantar;, diz Thereza.

;O Natal faz com que as pessoas relembrem sentimentos de amor, solidariedade, paz, alegria. Esses sentimentos que permeiam a vida do ser humano, mas que acabamos perdendo com a correria do dia-a-dia. A nossa forma de trazer isso à tona é a música;, finaliza Thereza.

Coral na Praça

Todas as sextas-feiras de dezembro, o Terraço Shopping apresenta uma programação especial. No projeto Coral na Praça, se apresentam vários grupos de Brasília. Por lá já passaram o Coral da AABB, e os corais Tributai e Pastoril. No dia 21, o Coral Cantares encerra a programação. As apresentações começam às 19h30 e têm entrada franca.

Confira a programação do coral da UnB

19/12
- SHIS QI 28 ; SHIS QI 17 (Lago Sul) ; SQS 107 ; SQS 307 ; SQS 105
20/12 - Apresentação especial ; SQS 402 ; SQS 206 ; SQS 412 ; SQS 416
21/12 - SQN 315 ; SQN 106 ; SQN 104 ; SQN 705 ; Despedida da Serenata 2012