O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a antecipação para o próximo dia 20 (quinta-feira) do pagamento de 56 mil servidores. O salário normalmente é pago até o último dia útil do mês. O valor pago chega a R$ 411,7 milhões e atinge 29,4% do total de 190 mil servidores públicos do governo local (entre ativos, aposentados e pensionistas). "Além do benefício para os servidores, isso também representará um aquecimento do comércio local", explicou o governador Agnelo Queiroz (PT), durante solenidade de anúncio dos benefícios no Palácio do Buriti hoje no início da tarde.
Ficarão de fora do pagamento no dia 20 os servidores das áreas de Saúde e Educação, que têm parte do pagamento feito pela União através do Fundo Constitucional do DF (FCDF) até o quinto dia útil do mês seguinte. "Para esse pessoal vamos promover a antecipação do 13; salário, para permitir que eles também tenham dinheiro para o fim de ano", disse o governador. Essa antecipação custará R$ 18 milhões aos cofres do DF.
Leia mais notícias de Cidades
Contratações
Além de anunciar o pagamento antecipado, o GDF também ressaltou a contratação de 293 médicos de várias especialidades que serão distribuídos pelas unidades de saúde da rede pública da capital federal. No grupo de contratados em definitivo, que terão seus nomes divulgados amanhã no Diário Oficial do DF (DODF), estão 46 neonatologistas, que é a área mais carente da medicina hoje em Brasília. "Desde o início do governo contratamos quase 14 mil novos profissionais, sendo mais de 7.500 apenas na área de Saúde. Estamos dando prioridade às áreas mais importantes", explicou Agnelo. Os novos servidores nomeados ontem devem tomar posse no início do ano.