Jornal Correio Braziliense

Cidades

Tablets para escolha de conselheiros falham e moradores não votam

Moradores do Paranoá e do Recanto das Emas não estão conseguindo votar para eleger os novos conselheiros tutelares neste domingo (16/12). Eles relatam que alguns tablets não estão funcionando. Por conta disso, há filas em alguns locais de votação e algumas pessoas estão voltando para casa sem escolher seus representantes.

"Quando cheguei cedo para votar, meu nome não estava cadastrado em Sobradinho II. Estava registrado erroneamente em Sobradinho I. Me pediram para ligar para os eleitores avisando sobre o local de votação. É um absurdo. Uma falta de organização, uma bagunça. Fui muito prejudicado" reclama André Luiz Matias Barros, um dos candidatos.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Criança confirmou a existência de problemas "pontuais" no Paranoá, Itapoã, Recanto das Emas e parte da Ceilândia. Segundo o governo, os tablets não estavam funcionando por causa da oscilação da energia, o que foi resolvido com a instalação de estabilizadores. A expectativa é a de que 400 mil pessoas escolham 165 conselheiros tutelares e os 165 suplentes. Para votar basta ir a uma das 156 escolas cadastradas na Secretaria da Criança com o título de eleitor.