Jornal Correio Braziliense

Cidades

Jovem de 25 anos morre afogado no Lago Paranoá enquanto pescava com amigos

Um rapaz de 25 anos morreu após se afogar no Lago Paranoá, por volta das 11h30 deste sábado (15/12). O jovem pescava com amigos na região da ML 3, no Lago Norte, próximo ao piscinão. Segundo o sargento Ívano Oliveira, do Grupamento de Busca e Salvamento, que participou do resgate, a vítima chegou a ser socorrida com vida e levada em seguida ao Hospital de Base. "Chegamos ao local em três minutos após a chamada e levamos outros oito para encontrá-lo. Ele saiu da água sem os sinais vitais, mas conseguimos reanimá-lo", contou. Para o trabalho de busca foram utilizados uma lancha, um jet sky, três viaturas, além do helicóptero da corporação, que transportou a vítima à unidade de saúde, onde morreu.

[SAIBAMAIS]Segundo o militar, o tempo em que o jovem ficou sem oxigenação foi muito longo. "Todo afogamento é sério. Há o grau em que a pessoa ainda está na água se debatendo e bebeu pouca água, há aquele em que ela acabou de apagar. O tempo que ele ficou realmente submerso antes de nos chamarem não sabemos. Quando a vítima está sem oxigenação, com três minutos já começa a ter prejuízo (danos ao cérebro)", explicou Oliveira.

De acordo com o bombeiro, o rapaz teria entrado na água e, a cerca de 10 metros de distância da margem, a profundidade passou da cintura para pelo menos 5 metros. "Há uma descida brusca naquele local", contou. Pessoas que estavam no local contaram que o jovem era morador de Arapoanga, em Planaltina.