O Núcleo Bandeirante inaugurou, na noite de ontem (06/12), a Vila Sustentável do Papai Noel. A minicidade construída com 50 mil garrafas PET integra o cronograma de festividades em comemoração ao Natal e ao aniversário de 56 anos da cidade pioneira. A casa do Papai Noel, construída com pneus recolhidos na rua, a feirinha de artesanato e as apresentações culturais atraíram pelo menos 2 mil pessoas à comemoração.
O governador Agnelo Queiroz ressaltou que a iniciativa é um demonstrativo de carinho às famílias e crianças da comunidade. ;Com esse projeto, o Núcleo Bandeirante se torna referência em saúde e solidariedade. É uma cidade sustentável que soube aproveitar o lado positivo do lixo e proteger o meio ambiente;, disse. Queiroz salientou a importância dos pioneiros, que ao longo dos anos conseguiram manter a tradição e conservar a atmosfera de cidade do interior.
Elias Carneiro, o administrador da cidade, destacou que a criatividade da comunidade foi fundamental para o sucesso do projeto, que não está completamente acabado. ;Foram três meses de luta junto com a população e empresários. Ainda vamos colocar algumas coisas,e a ornamentação fica até o dia 6 de janeiro;. Carneiro destacou que a mobilização da comunidade abriu as portas para implementação da coleta seletiva na cidade em 2013.
A Vila Sustentável do Papai Noel é fruto do projeto Viver Bandeirante, que incentiva a proteção do meio ambiente. A administraçãor regional aproveitou para lançar o projeto de recuperação do Córrego do Núcleo Bandeirante que, segundo Elias, ;está assoreado, o que também afeta o Lago Paranoá;.
O Secretario adjunto de Governo, Rafael Vale, ressalta que o espírito pioneiro da cidade irá inspirar todo o DF no próximo ano. ;É uma ação que merece ser copiada, pois tudo ficou muito bonito e barato. O governo deve usar a ideia em todas as satélites no próximo ano;.
Na decoração da Vila, todos os enfeites natalinos foram doados ou confeccionados pela comunidade. Os pinheiro de natal, cada um com 6m de altura, bonecos de neve, anjos e velas impressaram quem passou por lá, como Anizia de Oliveira, 48, e os dois filhos Lara e Luis Manoel, de 10 e 5 anos. A família mora em Recanto das Emas, mas Anizia achou que o exemplo de sustentabilidade seria bom para as crianças. ;O Natal é uma data consumista, por isso é importante para eles terem contato com a reutilização de materiais;. Ela conta que ao chegar na Vila pode sentir o espírito de Natal. ;O ano passou muito rápido e até agora não tinha me dado conta que já estamos tão perto dessa data. Só agora caiu a ficha;.
Maria do Carmo Souza, 51, e a mãe Severina Faria de Souza, 85, vivem no Núcleo Bandeirante há 34 anos. Maria do Carmo relembra a cidade nos primeiros anos de Brasília e surpreende-se com as mudanças. ;Quando vim para cá, o Núcleo não tinha casas, apenas barracos. Acho que choramos um mês inteiro;, conta a mineira. Para ela, o melhor da cidade é a interação entre os vizinhos. ;Aqui, todos nos conhecemos. Isso não se vê tão facilmente. Somos muito unidos;.