Em dois dias, policiais civis prenderam em flagrante 18 suspeitos de tráfico de drogas. A ação também cumpriu mandados de prisão e localizou outros quatro procurados pela Justiça, um deles por ter praticado um estupro. A Operação de Combate ao Tráfico de Drogas ocorreu na quarta e na quinta-feira (29/11) e teve a participação de cerca de 130 agentes de todas as 31 delegacias do Distrito Federal.
Usuários de drogas foram levados às delegacias e liberados só após assinarem termos circunstanciados. Crack, maconha, cocaína, dinheiro e uma pistola calibre .380 também foram apreendidos.
A ação é resultado de trabalho de investigação, monitoramento, levantamento de dados e interação entre a população e a Polícia Civil. "As denúncias feitas pelo telefone 197 foram muito importantes. Em uma semana, fizemos uma triagem dessas declarações e realizamos o planejamento", detalha Marcelo de Paula Araújo, diretor do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC). "Procuramos estimular a população a continuar denunciando. As informações são muito importantes e a identidade de quem denuncia é mantida em sigilo", afirma o delegado.
Essa é a primeira operação realizada simultaneamente por todas as delegacias do DF. A atuação ocorreu sem horário pré-determinado, mas com base nos levantamentos realizados em cada região administrativa. "Todas as delegacias estavam se apoiando e realizando ações de manhã, de tarde, de noite e de madrugada", explica Marcelo de Paula. Outras operações como essa já estão sendo planejadas. "O resultado foi muito positivo e a direção determinou o planejamento das próximas. Mobilizar todas as unidade é um sinal de força e uma parceria com bons resultados", afirma o diretor do DPC.