Jornal Correio Braziliense

Cidades

Movimentação é intensa no Ginásio Nilson Nelson em dia de votação da OAB

A votação para a escolha dos dirigentes da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) que disputam o triênio de 2013 a 2015 começou acirrada, pontualmente às 9h desta segunda-feira (26/11). O Ginásio Nilson Nelson, zona eleitoral de maior público com 65 urnas, está bem movimentado desde o início da manhã. Os três candidatos fazem boca de urna no local, cumprimentando eleitores e fazendo marketing com bandeiras e carros adesivados.


Segundo o atual presidente da Ordem e também candidato, Francisco Caputo, a propaganda de última hora é a oportunidade para auxiliar os advogados que se afastaram e chegaram indecisos. "É a chance de alerta-los sobre as diferenças das chapas", justificou. Caputo criticou o clima tenso da disputa. "Isso é porque o pior que há na política partidária do DF foi trazida para a OAB com desqualificação pessoal, disseminação de mentiras e pesquisas fraudulentas".

[SAIBAMAIS]Milhares de eleitores já passaram pelo Ginásio. Fernando Oliveira, 34 anos, advogado desde 2001 criticou a boca de urna ostensiva. "Não consigo entender essa prática violenta e desagradável. Nós que buscamos a justiça e a ordem social nos deparamos com um absurdo deste e gasto de campanha. Me parece mais uma busca por status do que vontade de ajudar".

Ibaneis Rocha, outro concorrente, no entanto, não acredita que haja indecisos a esta altura. "O momento é para encontrar amigos", disse. Para ele, todos suportaram as campanhas de maneira esperada pela advocacia.

O terceiro candidato também está no local. Paulo Roque Khouri se mostrou confiante. "Nossa campanha deu o seu recado e mostrou a que veio para a classe, mas também mostrou como se fragiliza as eleições da forma como ela é feita, com gastos de R$ 5 a 6 milhões", enfatizou Khouri.

O procurador-geral do DF Marcelo Castelo Branco foi ao local para votar e defendeu o sistema da eleição. "Isso recorre da formação que nós temos de contestar. Esse é um processo vivo e saudável. A relação que a procuradoria tem com a OAB é fundamental que a Ordem tenha isenção para fiscalizar os poderes constituídos, na excecução da sua obrigação de advocacia pública e da fiscalização dos mandatários".

Duas urnas foram colocadas em Taguatinga, e no Gama, Samambaia, Ceilândia, Sobradinho e Planaltina haverá uma urna em cada região.

Veja os locais de votação:

Brasília -
Ginásio Nilson Nelson - Eixo Monumental, Brasília (DF).
Taguatinga - Casa do Advogado, Área Especial 23, Setor C, Fórum de Taguatinga, anexo, Taguatinga (DF).
Sobradinho - Sala de Apoio ao Advogado do Fórum Desembargador Juscelino José Ribeiro, Setor de Administração Cultural, Quadra Central, lote F, Sobradinho (DF).
Ceilândia - Fórum Desembargador José Manoel Coelho - na QNM 11, área especial 1, Ceilândia Centro (DF).
Gama ; Subseção - quadra 1, conjunto B, casa 320, Setor Norte, Gama (DF).
Samambaia - Fórum Raimundo Macedo - na QR 302, conjunto 1, Samambaia Sul (DF).
Planaltina - Fórum Lúcio Batista Arantes - Avenida W/L2, Setor Administrativo, lote 720, Planaltina (DF)