Cerca de 20 mil moradores do Lago Sul estão sem água por mais de 20 horas nesta sexta-feira (23/11). Uma empresa, aparentemente de telefonia, atingiu uma das adutoras durante obra na quinta-feira (22/11). Adutora é a rede de água de diâmetro maior, responsável por abastecer 13 quadras da região. Para resolver o problema, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) precisou interromper o abastecimento de água nas casas e recuperar a rede. A previsão é que até as 23h todas as casas voltem a ser reabastecidas. De acordo com os dados mais recentes da Codeplan, a região administrativa tem 30,1 mil moradores.
Segundo a assessoria da empresa, um servidor do órgão foi quem viu a quantidade de água que vazava no canteiro central da quadra interna 11 da região %u2014 cerca de 600 milímetros %u2014 e chamou a equipe de plantão para avaliar o problema. Ainda não se sabe quem causou o estrago. "Começamos a trabalhar de madrugada para arrumar o caos que o local ficou. Tivemos que escavar o canteiro, trocar a adutora e recuperar a rede. Isso levou tempo, gastos; é um serviço que precisa ser feito com muita precisão", explica José Carlos Barroso, responsável pela comunicação da Caesb.
A empresa que abastece a capital federal garante que investigará o responsável pelo dano e já tem pistas. Acredita-se que seja uma obra de rede de telefonia, pelo tipo de escavação. Após os cálculos dos gastos, se a empresa autora do prejuízo for legalizada, a Caesb cobrará multa.
De acordo José Carlos, a Caesb não foi informada sobre a realização da obra, o que é ilrregular. "Qualquer empresa que for escavar alguma parte da cidade, deve solicitar o mapa de redes de Brasília, para não se equivocar. O transtorno poderia ter sido pior e eles nem estavam no local quando chegamos lá e não nos comunicaram", ressalta.
As quadras que chegaram a ficar sem água durante a sexta-feira foram:
QI: 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 25, 26, 27, 28, 29 e 31
QL: 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28 e 32