Jornal Correio Braziliense

Cidades

Profissionais de saúde do Haiti visitam unidade do Samu em Brasília

Uma comitiva de profissionais da área de saúde do Haiti está no Brasil para conhecer os mecanismos de gestão e a estrutura dos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje (21/11), os profissionais visitaram o centro de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Brasília.

A iniciativa do Ministério da Saúde tem o objetivo de colaborar para o fortalecimento do sistema de saúde do país caribenho, devastado por um terremoto em 2010, que deixou mais de 3 milhões de vítimas. Recentemente, o país foi atingido pelo Furacão Sandy, que aumentou o surto de cólera.

A visita faz parte do Projeto Haiti, uma parceria dos governos brasileiro, do Haiti e de Cuba, que prevê a recuperação e construção de unidades hospitalares, aquisição de equipamentos, além de viabilizar bolsas de capacitação para profissionais de saúde haitianos.


Amanhã (22/11), o grupo partirá para São Paulo e, em seguida, para Salvador, para visitar centros de emergências e participar do curso introdutório pelo Núcleo de Ensino do Samu. A volta para Porto Príncipe, capital do país caribenho, está prevista para o dia 2 de dezembro.

Desde o terremoto de 2010, o governo brasileiro doou ao Haiti 30 ambulâncias equipadas com desfibrilador externo automático e ajudou na reconstrução de dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica. Até o término do projeto, em 2014, mil agentes receberão formação profissional para atuar na área da saúde.