Jornal Correio Braziliense

Cidades

MP havia pedido reforma preventiva na rede de drenagem da Asa Norte

O Ministério Público realizou o pedido de liminar para a ampliação e adequação da rede de drenagem pluvial urbana na Asa Norte. Segundo o MP, o objetivo é evitar novos alagamentos, empoçamentos, inundações, nas áreas do Bairro de Brasília. A ação também visa o combate ao assoreamento do Lago Paranoá.

[SAIBAMAIS]A ação civil foi ajuizada em outubro, antes mesmo que as fortes chuvas do último sábado (17/11) e ontem (19/11) tivessem caído. O pedido é contra a Companhia Urbanizadora Nova Capital do Brasil (Novacap) e Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), além do Governo do DF. Para o Ministério Público, caso as obras não sejam realizadas, a população continuará sofrendo com as fortes chuvas, alagamentos com riscos de acidentes.



Segundo as promotoras do MP, o aumento da impermeabilização do solo devido ao crescimento urbano tem agravado os problemas provenientes das fortes chuvas. ;O escoamento precário causa alterações também no meio ambiente natural, com o assoreamento do Lago Paranoá e a consequente redução do volume e espelho d;água;, argumentam na ação.

Estragos da chuva
Nessa segunda-feira (19/11), a chuva causou muitos estragos, principalmente na Asa Norte. As tesourinhas de acesso às quadras residenciais ficaram alagadas e vários carros ficaram atolados. Na W3, na altura na 511 Norte também mais um ponto de alagamento; veículos de passeio e coletivos também não conseguiram seguir viagem.

No sábado, além da forte chuva, as pessoas em alguns pontos da cidade tiveram que se proteger da chuva de granizo, ocorrido no período da tarde. O forte vento também causou a queda de galhos e até mesmo de árvores, em vários pontos do DF.

Confira a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]