Alunos da Universidade Paulista (Unip) terão aula normalmente nesta segunda-feira (12/11). As duas salas - uma no bloco A e outra no bloco I - foram interditadas e os alunos remanejados.
Mesmo com a vistoria realizada pela Defesa Civil, estudantes permanecem com medo de voltar à faculdade depois do incidente. ;Me sinto insegura e acredito que meus colegas também. Estamos em período de defesa do trabalho de conclusão e o local disponível para apresentarmos será no subsolo, sem nenhuma saída alternativa; conta a estudante Loane Bernardo, 24 anos.
A universidade informou que irá elaborar um laudo, a pedido da Defesa Civil, para apurar as causas do deslocamento do revestimento cerâmico do piso de duas salas, que resultou na suspensão do concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região (TRT-10), na manhã de Domingo (11/11).
No local, estavam 4 mil pessoas que tentavam uma das 28 vagas oferecidas pelo órgão. Após o forte estrondo, candidatos começaram a correr desesperados pelo prédio e provocaram grande tumulto. Devido aos estalos contínuos, muitos concurseiros se jogaram no chão por pensarem se tratar de um tiroteio. Outros pularam da janela temendo o desabamento do edifício.
Despreparo
Os primeiros socorros foram prestados por brigadistas da própria universidade, entretanto, alguns candidatos reclamaram da falta de preparo de alguns profissionais. A Defesa Civil orientou a instituição a promover treinamento para os funcionários e orientar as demais pessoas que frequentam o espaço, assim como ocorre atualmente nos cinemas. Representantes do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) também foram alertados.
Provas canceladas
O Cespe/UnB, banca responsável pela organização do concurso, informou que novas datas e locais de prova serão marcados, mas, por enquanto, não há previsão.
O coordenador acadêmico do Cespe, Paulo Portela, orienta que os candidatos fiquem atentos, pois um novo edital será publicado no site da . ;Ninguém será prejudicado. Vamos remarcar as provas e divulgaremos assim que definirmos as datas;, garantiu. Portela destacou ainda que as pessoas que tiveram algum tipo de problema devem procurar a organização. ;Qualquer dúvida será esclarecida;, disse.
Diante do episódio, o exame de nível médio, marcado para o período da tarde de domingo (11/11), também acabou cancelado.