Jornal Correio Braziliense

Cidades

Turismo na capital deve crescer 10% em 2012, alheio à crise na Europa

A singularidade da arquitetura local e a centralização dos Poderes da República se revelam como os principais atrativos para os viajantes estrangeiros. Até outubro deste ano, o setor acumulou crescimento de 11,47%

Embora a crise na Europa tenha afastado os turistas do Brasil, a expectativa é que o setor encerre este ano com um crescimento de 10% na capital federal, quase o dobro da estimativa nacional, conforme os dados preliminares da pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Até outubro, o número de pessoas que desembarcaram no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek aumentou 11,47%, enquanto em cidades do Nordeste houve uma queda expressiva: em Salvador, a taxa decresceu 21,76% no mesmo período e em Recife, 19,97%.


O resultado positivo de Brasília se deve aos visitantes dos países latinos e da América do Norte, menos impactados pela turbulência econômica global. Além do Distrito Federal, nos primeiros 10 meses deste ano, aumentou o número de viajantes estrangeiros em Porto Alegre (31,77%), no Rio de Janeiro (19,34%) e em São Paulo (2,01%). Essas regiões abrigam um perfil diferente de visitantes, semelhantes ao dos que desembarcam na capital do país.