A Secretaria de Saúde do DF informou, nesta segunda-feira (5/11), que vai pagar a cirurgia e os equipamentos necessários para implantação do marca-passo diafragmático em Lucas Ferreira Bittencourt.
[SAIBAMAIS]A cirurgia deveria ser realizada em um hospital de São Paulo, conforme pedido da família do garoto. Porém, a unidade hospitalar informou que não seria possível atender a demanda e foi decidido que o procedimento será feito no DF.
A Secretaria informou que a cirurgia deve ser realizada no Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), mas ainda não tem data marcada, pois depende da chegada do equipamento, da agenda do hospital e da decisão da família.
No mês passado, o Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) decidiu que a Secretaria de Saúde do DF deveria realizar o procedimento em Lucas e pagar as despesas com recursos públicos. Como a implantação deste tipo de marca-passo é novidade no Brasil e ainda é tratada pela medicina como cirurgia em caráter experimental, a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) não previa a realização do procedimento. A implantação do marca-passo pode custar entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão.
Leia mais notícias em Cidades - DF
Lucas nasceu prematuro, aos sete meses de gestação. Sofreu com falta de oxigenação no cérebro e, desde então, respira com a ajuda de aparelhos.