Jornal Correio Braziliense

Cidades

Uso de drogas aumenta 12% nas escolas públicas do Distrito Federal em 2012

O número de ocorrências por uso de drogas nas escolas públicas do Distrito Federal aumentou 12% no período de um ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29/10) pela Secretaria de Segurança pública. Nos meses de janeiro a junho de 2011, o número de usuários pegos pela polícia foi de 363, enquanto no mesmo período deste ano, subiu para 407.

Em contraponto ao maoir número de ocorrências, o tráfico de drogas aparenta estar mais distante das escolas. A pesquisa mostrou que o tráfico caiu 8% em locais até 100 metros dos limites das ecolas, em comparação o mesmo período do ano passado. Em 2011, foram 159 ocorrências, contra 146 em 2012.

Em relação ao uso de entorpecentes próximo ao limite das escolas, as instituições particulares tiveram um aumento no número de registros do crime maior do que as públicas. O crescimento total foi de 15%, em comparação ao ano anterior. Já o tráfico também apresentou queda, de 9%.

A região administrativa com o maior número de casos de uso e tráfico de drogas foi Ceilândia, com 75 e 37 respectivamente. Em compensação, essa foi a região que apresentou a maior queda no tráfico perto das escolas, com 26%.