Todo brasileiro tem direito à formação escolar regular, fase que começa no 1; ano do ensino fundamental e vai até o 3; ano do ensino médio. Para auxiliar pais e responsáveis a decididir qual instituição de ensino é a mais adequada para cada etapa do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, o Correio Braziliense publica, na próxima sexta-feira (26/10), o caderno especial Escolha a escola do seu filho.
As páginas do suplemento trarão um panorama da educação básica no Distrito Federal: as últimas mudanças no currículo, o aumento da oferta de atividades extracurriculares, as diferenças entre os métodos pedagógicos, os problemas recorrentes e as medidas polêmicas tomadas por alguns estabelecimentos, como o uso de câmeras de segurança.
Para orientar os pais na avaliação das escolas, o Correio conversou com especialistas de diferentes áreas além da educação, como psicólogos, nutricionistas, sociólogos, ambientalistas, representantes de movimentos sociais e da iniciativa privada. Professores, estudantes e orientadores, em constante contato com a realidade da sala de aula, deram seus depoimentos sobre o que há de mais atual envolvendo o ensino infantil, fundamental e médio.
Além da formação conteudista, a comunidade escolar está voltada para a construção de valores, a adaptação tecnológica e o desenvolvimento de projetos culturais, artísticos e de leitura. Em 26 de outubro, o leitor terá a oportunidade de entender como a escola pode - e deve - atender ao perfil e às exigências da família e do aluno.