Auditores fiscais do Posto de Fiscalização Tributária da BR-060 (que liga Brasília a Goiânia) retiveram nessa quarta-feira (17/10), durante algumas horas, quatro caminhões com carregamentos de arroz industrializado, madeira, vestuário e artigos de papelaria. Ao passar pela pesagem, o carregamento de arroz apresentou 45 toneladas, 15 a mais do que o declarado em nota fiscal. A empresa acabou multada em R$ 50 mil após cálculo do imposto sobre a mercadoria sonegada.
Outros dois motoristas tentaram passar direto pela barreira tributária, mas foram parados mais à frente e a fiscalização constatou que um deles estava sem nota fiscal e outro, vindo do Paraná trafegava com nota fiscal vencida. Um carregamento de papel também ficou retido até a emissão de uma multa de R$ 19 mil em razão de parte da mercadoria não ter sido declarada.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Fazenda do DF (Sefaz) informou que essas foram ações rotineiras, mas alerta que tem intensificado os trabalhos no sentido de orientar os motoristas a não sonegarem os impostos, que destinados para áreas importantes como saúde e educação.