O cortejo em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, terminou por volta de 20h. A Polícia Militar chegou a informar que 100 mil pessoas eram esperadas - estimou presença de 15 mil fiéis ao final do evento.
A procissão saiu do palco central, pegou a Via S1 e seguiu até o retorno após o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O cortejo subiu pela N1, pegou o retorno em frente à catedral e voltou para o palco principal, por cima do gramado.
Durante a procissão, fiéis fizeram as três bençãos: à família, aos governantes e aos jovens. O governador Agnelo Queiroz e secretários acompanharam a celebração.
Durante a Santa Missa, o Cardeal e Arcebispo emérito de Brasília, Dom José Freire Falcão, citou as palavras do Papa Bento XVI sobre a necessidade da prática do catolicismo.
"Na história preocupante de nosso país, em que que se multiplicam os atentandos à vida humana, somente em Jesus Cristo vamos encontrar entendimento e ação para mudar, para transformar", disse o cardeal.