A Companhia Energética de Brasília (CEB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) participam de reunião na tarde desta sexta-feira (5/10) para discutir o apagão que ocorreu no Distrito Federal nessa quinta (4/10). De acordo com a assessoria de imprensa da Aneel, reuniões assim são convocados, no Rio de Janeiro, quando graves problemas energéticos como o de ontem na capital ocorrem.
[SAIBAMAIS]Dois técnicos da área de fiscalização da Aneel vão para a reunião para colher informações. Na volta para Brasília, analisam se é o caso de abrir um processo de fiscalização, que pode gerar multas para responsáveis.
A assessoria da ONS comentou que a reunião é fechada, mas que a partir dela, uma série de recomendações são feitas e a Aneel passa a analisar causas e responsáveis.
Na noite dessa quinta (4), o diretor de Operações da CEB, Manoel Clementino, explicou que um aquecimento nas linhas de alta tensão da subestação que fica entre Samambaia e Brasília Sul causou o problema, que atingiu 70% do DF.