Jornal Correio Braziliense

Cidades

MP suspeita que aumento de 15% em mensalidades escolares é abusivo

Após encontro com representantes dos pais e da OAB-DF, a Promotoria de Defesa do Consumidor decide cobrar explicações de 20 instituições de ensino

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) decidiu apurar com maior rigor o aumento das mensalidades escolares. Donos de 20 instituições de ensino ; 13 escolas e sete faculdades ; terão 10 dias para apresentar as planilhas de custos e justificar os reajustes bem acima da inflação do período. O nome dos estabelecimentos será mantido em sigilo durante as investigações. Promotores veem indício de abuso em percentuais aplicados este ano e naqueles divulgados para 2013.

A decisão foi tomada na tarde de ontem, dois dias após o Correio mostrar que pais e responsáveis de alunos ameaçavam ir à Justiça para entender melhor as razões de mais um aumento médio na casa dos dois dígitos. Representantes da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa-DF) e da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) estiveram reunidos por quase uma hora na Promotoria de Defesa do Consumidor.