Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cruzeiro recebe 20º torneio de dominó neste domingo

Aguiar conta que o dominó traz muitos benefícios e que pode ser um aliado no aprendizado de crianças para desenvolver o raciocínio lógico e aprender matemática de forma divertida. ;Temos um projeto de colocar como atividade extra-curricular nos colégios. Eu já trabalho como voluntário na escola classe 6 do Guará e os alunos adoram;, diz. ;Temos de incentivar atividade intelectual nas pessoas e o dominó faz isso, tem estudos que comprovam que ele ajuda a aumentar a concentração, a memória e na luta contra Mal de Parkinson e Alzheimer;, completa.

Para ele, uma das formas de ter sucesso nas partidas é arrumar um bom parceiro e adotar treinos constantes com ele. Ter um bom entrosamento com companheiro, muita memória e concentração também são importantes para acumular vitórias. ;Além de ser um local onde você socializa, o legal do dominó é que você ele não discrimina. Não tem idade nem sexo;, avalia.

Campeões

O jovem Chico Chagas, 31, que no dia a dia trabalha em uma empresa de informática, é considerado o melhor jogador em termos técnicos do torneio. Há mais de 20 anos, tem costume de jogar com as peças numeradas. Aderiu aos campeonatos desde 2008. ;Como todo jogo, às vezes, você conta com a sorte, mas o mais importante é a concentração;, opina. ;Quem ainda não participou acha que é uma reunião amadora, mas é bem mais organizado, não tem mais a imagem de que é um jogo de velhos;, brinca.

O vencedor do último campeonato brasileiro dessa modalidade, que ocorreu em maio deste ano no Hotel Nacional, é um brasiliense: o microempresário Jacson Cordeiro, 35. ;Dominó é como futebol, você tem que treinar muito, se não erra. Também acho importante ter uma boa capacidade de concentração;, acredita.

Mas nem todos são competidores de longa data. Alguns novatos, como o jornaleiro Roberto Aguiar, 44, e o filho, Matheus, 14, se aventuraram no primeiro torneio. ;Viemos prestigiar o evento, o nosso bairro. A cidade tem muito a ganhar com isso e você toma gosto pela coisa;, comenta Roberto. ;Espero participar de outros;, palpita o filho.

Participe:

O próximo torneio ocorrerá em 21 de outubro, na praça da QE 30, no Guará II, com início previsto entre 9h e 10h. A taxa, que varia de R$ 10 a R$ 20, pode ser paga no local.

Mais informações pelo site www.ternodebranco.com.br.
Curiosidade:

- A peça que tem, dos dois lados, o mesmo número de bolinhas, é chamada de: bucha, camburão, duble, e carroça.


Benefícios:

- Desenvolve o raciocínio lógico

- Aumenta a capacidade de concentração

- Permite sociabilidade

- Pode representar melhoras em doenças como Alzheimer e Mal de Parkinson.