Jornal Correio Braziliense

Cidades

Candidatos do Entorno prometem metas que não são de competência municipal

A fim de conquistar o eleitorado, candidatos do Entorno incluem nos plano de governo metas como a construção de presídios e a reforma de rodovias


Em época de disputa por votos, o discurso dos candidatos é quase sempre o mesmo: ;Se eleito for, prometo;;. A repetição de frases prontas e conhecidas pela população se perpetua ao longo dos anos. No Entorno, não é diferente. Muitos dos que concorrem ao cargo de prefeito chegam a fazer compromissos que não poderão cumprir sem o apoio político dos governos estadual e federal. Levantamento do Correio identificou até mesmo propostas idênticas de dois oponentes em Abadiânia. Os dados foram coletados no site da Justiça Eleitoral, que reúne os planos de trabalho de todos os concorrentes ao pleito municipal deste ano.

O nível de engenhosidade dos candidatos das cidades vizinhas à capital impressiona. Em Padre Bernardo (GO), a 130 quilômetros de Brasília, a segurança pública é deficiente, mas Dr. Alfredo (PRB) encontrou uma solução inusitada para viabilizar a ;implantação do corpo de bombeiros do município;. Para resolver a falta de um quartel da corporação, ele pretende criar outro problema. ;Quero trazer a construção civil de grande porte para levantarmos prédios com mais de 12 andares. Para gabaritos mais altos do que esse, um prefeito só pode autorizar a construção se houver um corpo de bombeiros instalado na localidade. Dessa forma, pretendo pressionar o governo estadual a resolver esse problema;, sugere.