Jornal Correio Braziliense

Cidades

Desconto de IPI atrai brasiliense e agosto registra venda recorde de carros

A corrida por automóveis 0km, com desconto, elevou em 17,32% o volume de negócios das revendedoras. No Distrito Federal, foram emplacadas 14.106 unidades. Em relação a 2011, o resultado representou alta de 40,5%. Em todo o país, 80.727 veículos foram negociados

O receio de perder os descontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) levou o brasiliense às concessionárias. O resultado foi a venda recorde no setor para agosto de 14.106 automóveis a mais nas ruas. A procura foi tamanha que esvaziou os estoques das lojas e listas de espera pelos carros foram criadas. A corrida pelo carro 0km fez as vendas saltarem para 17,32% a mais do que no mês anterior. Na comparação com 2011, a alta foi de 40,5%. Desde o início do ano, 80.727 veículos novos foram comercializados na capital do país.

A redução do IPI acabaria em 31 de agosto, o que contribuiu para que os consumidores lotassem as concessionárias. Somente no dia 29, o ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou a prorrogação até 31 de outubro. Com o aumento do prazo, a expectativa do setor é que mais recordes sejam batidos. "Ninguém esperava que o governo fosse prorrogar a redução do IPI, por isso, a corrida às autorizadas. O mesmo vai acontecer em outubro", acredita Hélio Aveiro, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv/DF).