Começou na manhã desta quarta-feira (12/9) a limpeza das margens do Lago Paranoá, realizada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Os órgãos coordenam o trabalho de 80 reeducandos, que coletarão lixo em cinco pontos estratégicos do lago. Além de incentivar a sustentabilidade e coleta seletiva, o trabalho visa ajudar a reeinserção social dos apenados. A limpeza das margens ocorrerá nesta quarta (12/9) e quinta-feira (13/9). O lixo coletado será exposto em uma rede de conteção, presa a um guindaste ao lado da Ponte JK no próximo dia 14. "A intenção é chamar atenção da população para a preservação do Lago, um dos nossos maiores patrimônios hídricos", disse Rodrigo Gorgulho, um dos coordenadores do projeto.
Para que o trabalho fosse realizado, o nível das águas do lago precisou ser rebaixado a 999,50 metros. O processo é chamado de flushing. "Abrimos as comportas da barragem, que diminui a quantidade de água e possibilita a limpeza superficial das margens. O lago encherá assim que começarem as chuvas", explica Rodrigo. O procedimento acontece todos os anos durante a seca, que permite que a limpeza seja eficiente e melhore a qualidade da água. Segundo a Adasa, o rebaixamento não compromete a utilização do Paranoá. No sábado, a CEB deixará de usar o lago para geração de energia, de modo que, até o fim do mês, as águas voltem ao nível de 1000,34 m de profundidade.
[SAIBAMAIS]A equipe de fiscalização da Adasa percorreu com lancha as margens do lago e mapeou os locais onde há maior concentração de lixo: Pontão, Ponte JK, Ponte das Garças, Ermida Dom Bosco e Barragem. No ano passado, as equipes conseguiram remover cerca de uma tonelada de lixo. "Esse ano esperamos mais, pois contamos com a ajuda de homens. No ano passado, a parceria foi com escolas, e as crianças são menos resistentes", explica o coordenador.
A comunidade pode participar do trabalho inscrevendo-se na 1; edição do Circuito Aquático Lago Limpo, que ocorrerá em 15 de setembro, às 8h, na Prainha do Clube Naval. A competição, promovida pela Federação de Desportos Aquáticos do DF (FDA-DF) e ADASA, permitirá que os inscritos percorram nadando trajetos de 500 m, 1 km e 2 km. As incrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/9) no site www.fdadf.org.br.