A seca continua a afetar os moradores do Distrito Federal. Por isso, a secretaria de Defesa Civil do Distrito Federal informou nesta segunda-feira (10/9) que mantém o estado de alerta em Brasília e demais cidades do DF.
A decisão foi tomada depois de uma avaliação do ar realizada nesse domingo, que constatou a baixa umidade, de apenas 16%. Já são 85 dias de estiagem na região.
[SAIBAMAIS] A próxima avaliação será nesta quinta-feira (13/9), e levará em consideração a variação da umidade nos últimos dias. A defesa Civil considera estado de alerta quando a umidade está abaixo de 20%. Quando essa porcentagem fica entre 20% e 30% é considerado estado de atenção. A previsão do Instituto de Meteorologia é que há possibilidade de chuva para o final do mês de setembro.
;Como estamos com uma grande concentração de fuligem por conta das queimadas e uma umidade relativa do ar muito baixa, iremos manter o estado de alerta,; explica o subsecretário de operações, Sérgio Bezerra. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que não sejam feitas atividades físicas ao ar livre das 10h até as 17h nas instituições de ensino e que sejam tomadas medidas de prevenção contra queimadas.