Um processo de licitação para a compra de três novos aparelhos de ressonância magnética foi aberto pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A intenção é suprir a demanda, que cresceu, e diminuir o tempo de espera na fila para realizar esse tipo de exame.
Além disso, outras medidas precisam ser tomadas para desafogar a fila de espera. "A demanda aumentou muito. Por conta disso também devemos fazer, de imediato, convênios com a rede particular para atendimento à população", disse o secretário adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara.
[SAIBAMAIS]No ano passado, foram realizados mais de 4,5 mil exames de ressonância magnética. Até março deste ano foram feitos mais de mil. Somente no mês de julho foram agendados 665 exames, e até o dia 20 de agosto outros 735 pacientes tinham sido marcados.
Os equipamentos de ressonância magnética ficam no Hosital de Base do DF, e a SES-DF também encaminha pacientes para fazer exames de ressonância no Hospital Universitário de Brasília e no Instituto Cardiológico do DF.