Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comunidades votam nesta quarta para novos gestores de escolas públicas

Pais, alunos e professores das escolas da rede pública do Distrito Federal vão as urnas nesta quarta-feira (22/8) para eleger os novos gestores nas unidades de ensino. As eleições serão realizadas após dez anos sem a escolha popular dos diretores, vices e membro do conselho escolar. Do total de 649 instituições, 524 terão apenas uma chapa concorrendo e em outras 107, mais de um grupo participa da disputa. Apenas 18 escolas não tiveram candidatos.

As pessoas que forem votar podem ir à escola de sua comunidade das 7h30 até as 21h30. Alunos com 13 anos ou mais podem manifestar suas opiniões, assim como os pais ou responsáveis. Caso o estudante vote, os responsáveis perdem o direito de fazer a escolha. Todos os professores podem participar do pleito, com exceção dos docentes temporários depois do dia 25 de abril.



Para que as eleições sejam válidas é necessário que haja um quórum mínimo de participantes da comunidade de 50% mais um voto, desde que tenha 10% de participação efetiva dos pais e de 50% de professores e servidores. Caso a quantidade de votantes não seja atingida, haverá outras eleições em 180 dias.