Doze homicídios foram registrados na última semana - desde segunda-feira (13/8) até domingo (19). Na semana anterior, 13 pessoas foram mortas, o que indica uma pequena redução nas taxas de homicídio no Distrito Federal, segundo o balanço criminal divulgado pela Secretaria de Segurança Pública.
Houve também queda nos índices de tentativas de homicídio, que passaram de 22 para 17. Nenhum latrocínio foi registrado durante o período. Usando os dados, a secretaria fez o mapeamento das estatísticas para formar o perfil das vítimas. Geralmente, segundo o estudo, os cidadãos assassinados tinham várias passagens pela polícia. Outra constatação é que quase sempre as vítimas morrem perto de casa, o que indica acerto de contas.
[SAIBAMAIS]Dos 12 casos de homicídios, 36% foram registrados em frente à casa das vítimas, e 67% dos assassinados possuia antecedentes criminais, sendo que quatro deles estavam cumprindo prisão domiciliar. Para a Polícia Militar e Polícia Civil, essa redução seria o resultado do Programa Ação Pela Vida, que possibilita ações integradas nos dias, locais e horas de maior criminalidade.
Outros números
A Secretaria divulgou, também, os números de incêndios e de infrações e acidentes de trânsito. O Corpo de Bombeiros registrou 180 ocorrências de fogo na semana passada. Cerca de 1,6 mil pessoas foram atendidas pelas ambulâncias e 38 resgatadas pelo helicóptero. Nas vias do DF, o Detran e a Polícia Militar apreenderam 119 veículos e 33 motocicletas somente nesse fim de semana. Em 2012, já foram registradas 255 mortes no trânsito, enquanto no ano passado o número chegou a 303 no mesmo período.