Jornal Correio Braziliense

Cidades

Começa hoje a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil no DF

Hoje, começa a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil para crianças de até 4 anos, que devem ser levadas a um dos 146 postos espalhados pelo Distrito Federal para atualizar as vacinas atrasadas. O programa do Ministério da Saúde vai até 24 de agosto. Atrás apenas da água tratada, a imunoprevenção é a segunda medida de utilidade pública mais eficiente contra a mortalidade infantil.

Esta é a primeira vez que o governo federal lança uma campanha múltipla, em que as crianças poderão receber a vacina que necessitem (até mesmo combinada), desde que estejam com o cartão de vacinação. A novidade fica por conta da introdução da vacina injetável contra a paralisia infantil (poliomielite), para quem for receber as duas primeiras doses, e da pentavalente (antiga tetra), indicada contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B (meningite).

A mudança da vacina contra a poliomielite ; antes em gotas ; para a forma injetável veio para reduzir ainda mais os poucos riscos de desenvolvimento do vírus, já que ele se encontra inativo. A ausência do Zé Gotinha nas duas primeiras doses da vacina tem deixado os pais de primeira viagem ansiosos. ;Só de pensar na seringa, dói na gente e na criança. Mas como é importante para a saúde dele, vale a pena;, conta a professora de educação física Anaysis Santin, 27 anos, mãe de João Pedro, 22 dias, que só poderá ser vacinado aos dois meses.