Brasília - O funcionamento do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek segue normal nesta sexta-feira (17/8). Os policiais federais fizeram quinta-feira (16/8) uma operação-padrão com revista minuciosa de bagagens, o que provocou longas filas e transtornos aos passageiros. Além de Brasília, a ação dos policiais foi feita nos aeroportos internacionais Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e no de Guarulhos, em São Paulo.
A Agência Brasil visitou no início da tarde de hoje os setores de embarque e desembarque do aeroporto na capital federal, que funcionavam normalmente.
"Tá tudo normal. Já fizemos o check in do nosso voo que sairá às 14h54 para Belém. Agora é só aguardar", disse a funcionária pública, Madalena Leal, 54, acompanhada da médica Danielle Leal, 32 anos. "Eu acabei de chegar, mas tá tudo normal", contou a dentista, Thais Redig, 24 anos.
No portão de desembarque, os passageiros também não enfrentavam problemas. "Eu vim de Foz do Iguaçu e lá também está tudo normal", ressaltou o arquiteto, Paulo Rogério Fonseca, 54 anos.[SAIBAMAIS]
Na noite de quinta (16/8), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou ilegal a operação-padrão feita por servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nos aeroportos e rodovias do país. Segundo a decisão, os policiais estão proibidos de realizar "qualquer operação-padrão que implique abuso ou desafio, ou cerceie a livre circulação de pessoas, mercadorias e cargas lícitas."
Em caso de descumprimento da decisão, os sindicatos dos policiais serão multados em R$ 200 mil por dia. Os policiais federais estão em greve há dez dias. Eles reivindicam melhores condições de trabalho e recomposição salarial.