O Distrito Federal recebeu, na quinta-feira (16/8 ), o 1; Seminário de Comunicação Pública que pretende estabeler diálogos e propostas para democratizar a comunicação pública na região. Cerca de 300 pessoas participaram do primeiro dia do encontro, que vai até sábado (18/8), das 9h às 17h.
Um dos principais temas a serem discutidos no seminário é a criação de um Conselho Comunitário de Comunicação no DF. Essa é uma reinvindicação antiga da sociedade civil e dos movimentos sociais que debatem comunicação. O governador do DF, Agnelo Queiroz, estava presente no primeiro dia do evento e afirmou que o assunto já é estudado pelo governo. ;Já determinei para nossa consultoria jurídica um estudo sobre a criação e a regulamentação de um Conselho Distrital de Comunicação, como prevê a Lei Orgânica;, assegurou.
Entre outros assuntos a serem abordados pelos Grupos de Trabalho (GTs) no seminário estão a comunicação entre o GDF e a população, comunicação pública e comunitária no DF, acesso à internet e comunicação digital, políticas para incentivar a produção e a pluralidade na mídia, funções educativas da comunicação e a participação social nas políticas de comunicação.
Também marcaram presença no seminário o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Souza Junior, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da seção do DF, Francisco Caputo.
O reitor da UnB citou a importância de a universidade está presente no debate sobre a Comunicação Pública no DF. ;É um tema que tem que ser levado a sério. A UnB tem que estar presente nos debates e nessa relação construtiva e saudável para nossa responsabilidade social", declarou o reitor.
Para o presidente da OAB, da seção do DF, Francisco Caputo, a iniciativa do GDF é muito positiva. ;A comunicação do estado com a sociedade é importante para a transparência. Quanto mais atores debaterem, melhores serão os resultados. É um passo decisivo para alcançar o desenvolvimento econômico e social;, declarou Caputo.