Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mutirões de cirurgia de câncer de pele zeram fila de espera no HRS

A partir de agora, os pacientes do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) que precisam de cirurgia plástica para tratar o câncer de pele, devem ficar na fila de espera por no máximo duas semanas. Dois mutirões de cirurgia plástica diminuiram o tempo de espera pelo atendimento no HRS. Foram atendidas 12 pessoas em junho e outras 12 no último sábado (11/8), com três cirurgiões trabalhando em plantão de seis horas.

Todos os pacientes que estavam esperando pela operação foram atendidos e agora a fila está zerada. O cirurgião plástico Adilson Farrapeira ressaltou a importância da mobilização. "O paciente diagnosticado e tratado com agilidade não se sente desestimulado e continua o tratamento", disse.



[SAIBAMAIS]Doença comum
O câncer de pele é o mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados. A doença é muito comum na região centro-oeste, e é causada, principalmente, pela exposição solar sem proteção.

Em 2010, foram registradas cerca de 1,5 mil mortes pelo mal, segundo o Inca, e a estimativa é que em 2012 sejam registrados mais de 134 mil novos casos de câncer de pele. A doença é mais comum entre pessoas com mais de 40 anos, com pele clara, mais sensível à ação do sol.